Apresentação

A criação do Curso de Graduação em Engenharia de Pesca do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC foi proposta ao Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC, em sessão realizada pelo Conselho Departamental da Escola de Agronomia desta Instituição de Ensino Superior em 05 de dezembro de 1971.

A Resolução No257 da Reitoria da UFC aprovou a criação do curso de Engenharia de Pesca em 25 de julho de 1972. Seu reconhecimento foi concedido pelo Conselho Federal de Educação (CFE) através do Decreto No 81.934 de 11 de julho de 1978, publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 12 de julho de 1978. O Curso teve seu reconhecimento mantido pelo Decreto de 25 de abril de 1991, da Presidência da República através da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil.

O Curso de Graduação em Engenharia de Pesca da UFC foi o segundo criado no Brasil, tendo em vista a vocação do Estado do Ceará para a captura de recursos como a lagosta, o pargo e o camarão marinho, que há décadas são importantes fontes de divisas na pauta de exportação do Estado e do Brasil.